Não sei se é a falta de “datas comemorativas” em agosto, mas setembro chegou com tudo para celebrações, digamos, peculiares. Segunda foi o esperado feriado da Independência, e na véspera comemorou-se o dia do sexo – espero que vocês tenham comemorado bastante, rs . Mas hoje no Facebook e em alguns portais da internet vi vários amigos e várias páginas compartilhando algo que eu nem sabia que existia: O dia do gordo.

Pesquisei sobre a origem desse dia e o porque dele ser “comemorado” hoje, mas não achei nada. Nem uma informaçãozinha sequer, principalmente porque queria saber se é algo do tipo “consciência gorda”, ou alguma celebração de fato.
Parei pra pensar, e, seria bacana difundir um dia como hoje para informar às pessoas sobre gordofobia, resistência gorda, padrões estéticos e a importância da representatividade. Como eu já imaginava, a maioria das coisas que eu vi sobre a “celebração” foi em tom de piada gordofóbica e muitas – muitas mesmo– pessoas associando o “Dia do Gordo” à almoços hipercalóricos. Se era pra isso, nem precisava criar um dia especial. 

Então, eu proponho que 10 de setembro seja um dia de questionamentos e exercícios de autoaceitação para nós, gordos. Que a gente questione mais as empresas de ônibus pelas catracas estreitas e bancos apertados, as companhias aéreas pelo desconforto em seus assentos. Que lotemos os meios de comunicação das lojas fast-fashion pedindo tamanhos maiores das coleções padrão. Que nossos olhos consigam enxergar além de padrões estéticos, e cada olhada no espelho seja prazerosa.
Para quem não é gordo, eu sugiro o dia de hoje para uma pesquisa sobre gordofobia. Proponho quebra da “preferência” por um tipo x de corpo, pois padrão de beleza é construção social, e infelizmente ainda somos bem engessados com relação a isso. Que parem de usar o termo “gordice”, parem de sentir pena do corpo de alguém. Que a felicidade de uma mulher gorda jamais seja motivo de piada, e sim de orgulho.

Encerrando esse post no clima de #FatPride, uma selfie de biquíni pra desmistificar a lenda de que gordas só podem usar maiô:

‘Ela arrasa no look, tira foto no espelho pra postar no Facebook blog’ 

4 Comments

Write A Comment