Um dos assuntos que eu mais gosto de falar aqui é sobre representatividade. Raramente vemos mulheres fora dos padrões em destaque na mídia, e a minha intenção é trazer mais pra perto de nós alguns desses exemplos. Estreando a seção ‘Entre nós’, o blog recebe hoje a maravilhosa Mariana Xavier, que atualmente está na pele da sensual Claudete em I Love Paraisópolis. Hoje o papo é de Mari pra Mari!

Vestindo uma jardineira jeans – hit do último verão e que voltará com tudo no próximo-, a atriz sentou comigo e bateu um papo para falar de representatividade, insegurança, autoestima, moda, saúde e muito mais. 
Vem comigo!

Da rua pra lua (Mari R): Quem trabalha com imagem sabe que existe um fantasma chamado PERFIL. Perfil de TV, perfil de teatro, cinema… você já sentiu alguma dificuldade para conseguir papeis?

Mariana Xavier: Sim. Já melhorou muito nesse sentido, mas o que eu continuo falando é que realmente ainda existe essa coisa de estereotipar o gordo como sendo engraçado. Acabam muitas vezes escalando pessoas gordas só quando o roteiro pede especificamente isso. Como a gorda que vai ser rejeitada, ou a gorda que é pegadora, é sempre em geral, associado ao estereótipo.  Infelizmente não é algo que acontece só com os gordos. Acontece com os negros, com os orientais. As “cotas” que não são oficiais, mas que acabam existindo – até pra que o público compre aquela historia

Mari R: A Claudete, sua personagem em I Love Paraisópolis é uma mulher cheia de autoconfiança, segura e sensual. Você também se sente assim no dia a dia?
Mari X: Eu não sou essa pessoa com a autoestima inabalável que vocês imaginam, até porque isso não existe. Eu sou uma pessoa como outra qualquer. Eu tenho os meus momentos de baixa autoestima, eu tenho meus momentos de insegurança, e não são poucos. Por eu ser uma pessoa alto astral na maior parte do tempo, as pessoas acabam achando que eu tenho essa segurança enorme e não é bem assim. Fico insegura na hora da paquera, sem saber se o cara tá dando em cima de mim ou é só deboche… isso não tem nada a ver com o meu peso, porque quando eu era magra, tinha as mesmas inseguranças.

Mari vive Claudete, a pegadora de I Love Paraisópolis

Foto: Rede Globo (divulgação)

Mari R: Tem também aquelas pessoas que aproveitam o “anonimato” que a internet dá para ofender e atacar os outros, principalmente quando é alguém fora dos padrões e que está aparentemente feliz do jeito que é. Como você lida com os haters?

Mari X: Eu fico muito triste. Mais do que com raiva, eu me preocupo com as gerações que vem por aí. As pessoas estão se alimentando de ódio, de diminuir o outro pra se sentirem melhor, e isso é muito louco. Tenho tentado exercitar a capacidade de abstração nessas horas. Tem muita coisa que eu leio e tenho vontade de responder, mas respiro fundo e penso “mariana, não adianta. Você vai se desgastar e a pessoa não vai mudar em 140 caracteres” (no caso do Twitter)

Mari R: A nossa sociedade costuma relevar e muitas vezes endeusar homens fora dos padrões, a barriguinha de chopp, o careca, o barbudão. Mas ainda existe o mito de que a  mulher gorda é relaxada, não se cuida, não é vaidosa. Dentro disso tudo, a que você atribui essa cobrança mais pesada direcionada às mulheres?

Isso é cultural, a gente vive numa sociedade muito machista, crescemos durante todos esses anos com essa mentalidade distorcida de que o papel do homem é outro, ele não precisa ser bonito, cheiroso, saudável. Já com a mulher, a cobrança é maior. Infelizmente é uma cultura muito antiga e muito difícil de mudar. Do mesmo modo que rola também essa imagem distorcida que as pessoas tem de que o gordo fica o dia inteiro em casa sedentário agarrado com uma panela de brigadeiro. Ninguém pensa em quantos fatores podem ter feito uma pessoa engordar, na história que as pessoas carregam. Assisto um programa no Discovery e fico chocada com a quantidade de histórias em que as pessoas se tornaram obesas em função de traumas, abusos, e isso é muito triste, vai além do querer ou não estar gordo.

Mari R: Você está acostumada a postar seus looks nas suas redes sociais, e sempre tem um monte de menina perguntando de onde é. Para muitas, a surpresa é que você volta e meia tá usando modelitos de fast fashion, mostrando que as lojas estão mais atenta às mulheres fora dos padrões que a moda geralmente impõe. Como você vê esse nicho se expandindo?

Mari X:  Há 10 anos as pessoas que vestiam acima do 46 não tinham o direito de ter estilo, o estilo era o que cabia, o que servia. Achavam que só porque uma pessoa engodou ela ficou cafona e você tem que se vestir de sofá, de cortina, capa de botijão de gás (risos). Eu fico muito feliz de mostrar pras pessoas que dá pra se vestir bem mesmo usando um número maior que o 46 e gastando pouco. Eu adoro fast fashion, conheço todas!
Além disso, ainda tem muita gente apegada às regras, ditaduras. Dizem que gordo não pode usar roupas justas, listras horizontais ou estampas. Eu amo rasgar essas regras, sabe? Comecei a ficar mais vaidosa e desenvolver um estilo de me vestir e virar referência a partir do momento em que eu abri a minha cabeça e resolvi experimentar coisas que eu jamais imaginei que fosse usar. Tenho 1,50m e já usei longo vermelho em festas.

Gorda usando branco? PODE!
Foto de Sergio Baia (divulgação)

Mari R: Você encoraja várias outras mulheres a se aceitarem e aumentarem a autoestima quando posta foto de biquíni, de shortinho, etc. Se sente responsável pelo empoderamento dessas mulheres?

É muito pretensioso dizer que sou responsável por um movimento, mas fico feliz com os depoimentos das pessoas que passaram a enxergar as coisas de outra maneira, principalmente quando me vêem fazendo exercícios e se sentem motivadas a fazerem também. A frase feita que eu mais repito é: “Não me orgulho de ser gorda. Me orgulho de saber que meu peso não mede meu valor”.
As pessoas entram numa de falar “Se você gosta de ser gorda, é por que encolhe barriga na foto? Poxa, qualquer pessoa quando vai tirar foto vai procurar o melhor ângulos. Se aceitar é você conhecer seu corpo, respeitar e saber que ele carrega a sua história de vida e isso não pode ser ignorado. Dentro disso você vai valorizar o que curte mais, disfarçar o que não gosta, tentar melhorar o que te incomoda.

Mari R: Que recado você deixaria para as leitoras do Da rua pra lua?

Meninas, se cuidem de dentro pra fora! Nenhuma ditadura é boa. Busquem o equilíbrio em tudo, pro corpo e pra alma. Procurem descobrir uma atividade que você goste de fazer, e faça por você em primeiro lugar, pra você se sentir bem. Pessoas tentando diminuir a gente sempre vão existir, mas a gente não pode deixar isso ser maior que o valor que a gente reconhece em nós mesmos. Se conhecer é a maior dica que eu posso deixar. Saber o seu valor, independente de “embalagem”.

Encontro de Maris!

4 Comments

  1. Oi Mari!
    Que legal vc ter conseguido entrevistar ela pessoalmente!! Isso é demais!
    Não assisto a novela, mas sei bem como a Globo trata as gordas: estereotipadas sempre. Como ela comentou, ou engraçadas ou sensuais.
    Sonho: ver uma gorda protagonizando a novela, sem ser destacado seu peso, mas sim a personalidade, os conflitos e a história, como é com protagonistas magras.
    Bjo! <3

Write A Comment