Toda vez que alguém fala que gordofobia não existe, pois não é opressão estruturual, uma fada gorda morre de tristeza. Além da negligência médica e da exclusão do mercado de trabalho, pessoas gordas muitas vezes não tem o principal direito garantido por lei no nosso país: o de ir e vir.

Pessoas gordas que dependem do transporte público com frequência lidam com humilhações diárias. O motorista finge que não vê quando uma gorda dá o sinal, dificilmente quer abrir a porta traseira e muitas vezes faz com que pessoas gordas recebam olhares de deboche ou pena quando ficam presas na roleta/catraca, que, obviamente, foi pensada exclusivamente no corpo padrão. Entram pela porta traseira, quando o motorista tem boa vontade e abre. Ao sentar, ainda tem que lidar com gente que simplesmente reclama por não querer viajar ao lado de gordas.

Se a pessoa precisa pegar transporte alternativo, é outro calvário. Não bastando os espaços minúsculos, tem motorista querendo cobrar duas passagens de pessoa gorda porque simplesmente “ocupa dois espaços, tem que pagar pelos dois”. Se o único lugar disponível é aquele perto da porta, pode esquecer – os demais passageiros vão se espaçar ainda mais para “provarem” que não cabe uma pessoa gorda ali.

Para viagens super longas, avião é o meio mais rápido e confortável. Mas é só eu entrar na fila do embarque pra começar a sentir aquele frio na barriga sem saber se vou caber ou não na poltrona, e se vou precisar ou não de extensor de cinto (a LATAM tem cintos mais amplos). Fora que se eu quiser o mínimo de conforto, pelo menos na Gol, eu tenho que pagar um valor extra pelo assento “mais”.

aquela-mari-gordofobia

 

Por último, um meio de transporte que não é convencional nas grandes cidades, mas já me fez passar uma humilhação: barco. Fiz uma viagem para Cartagena, na Colômbia, há dois anos atrás, e, na volta de um dos passeios, enquanto eu estava bem de boas com a galera que eu tinha conhecido, o condutor pediu que eu sentasse mais ao meio, para que eu não “desnivelasse” o barco. Tudo na maior discrição (#sqn, bem alto pra todos os passageiros ouvirem)

Temos um dos principais direitos – o de ir e vir – ameaçado para um grupo da nossa população e as pessoas ainda acham que gordofobia é invenção da nossa cabeça. Quando uma simples viagem de ônibus pode virar um martírio, tá na hora de pensar no quão errado nossa sociedade tá agindo com esse grupo.

Me acompanha nas redes sociais também, ó —> Instagram – FacebookPinterest

Write A Comment