Um dos círculos sociais mais gordofóbicos é a moda. Tá ali pau a pau com o futebol como tribunal de exceção. Já teve até CEO de marca famosa assumindo que faz tamanhos pequenos por não querer suas roupas em corpos gordos. É mole? Fast fashion, então, é sonho. A maioria vai até o 48 – e olhe lá.
De uns 5 anos pra cá, as mulheres gordas começaram a ter opções além do conjuntinho da vovó, e o mercado plus size deu um salto bem bacana, nos dando mais opções e nos permitindo criar um estilo próprio ao invés do “visto o que cabe”. Bom, né?

Nem tanto. As marcas – muitas delas com suas estilistas magras – parecem que estão nos fazendo favores existido. Não conhecem as nossas demandas, não se esforçam em nos dar opções mais finas, e o pior pra mim: cobram um preço absurdo por tecidos nem tão nobres e com umas estampas de gosto bem duvidoso.

A linda da Babu Carreira lançou a hashtag #escutamodaplus no último mês, encabeçando um manifesto com outros produtoras de conteúdo na internet que não se contentam com pouco e querem lojas cada vez mais modernas e que respeitem suas consumidoras.

A última postagem foi na semana passada, falando sobre cinco peças que gostaríamos de ver com frequência nas lojas especializadas em tamanhos grandes. Atrasiane que sou, aqui vão as minhas escolhas, levando em conta os trends pro verão.

1. Hot pants

Não é bermuda, não é short saia, não é nem short jeans – que também não é um dos itens mais presentes em catálogos plus size. Tô falando de hot pants. Aqueles shorts que tem o cós bem acima do umbigo, e o comprimento bem curto, aparecendo a polpa da bunda. O que mais me irrita com os hot pants é que, pras gordas, eles são onipresentes quando falamos de biquínis – afinal, gorda tem que esconder o máximo do corpo-, mas pra tomar um chopp com as amigas, dar uma volta no shopping ou dar uma simples saidinha com o boy (ou a girl), aí já é baixaria.

2. Kiini

Falando em biquíni, taí algo que me frustra. É claro que avançamos muito no último ano – 2015 veio com gratas surpresas de marcas de biquíni para gordas -, mas ainda estamos presas ao hot pant e ao maiô. Esses biquínis de algodão com crochê estão super na moda, mas é sempre na linha P/M/G, e ainda assim numa modelagem minúscula, de dar dó. Queria tanto um modelo desse pra dar pinta na praia e na piscina nesse verão…

3. Maxi dress

“Andei, andei, andei até encontrar…”
Algumas camisetas e vestidos de lojas de departamentos (que geralmente vão até o GG) até cabem em mim, mas nesse caso, não rola. Essa mistura de camiseta com vestido longe é linda, e ficaria perfeita com os também inexistentes hot pants plus size, haha. Parece que a Wear Ever tem até o EG, mas, ainda assim, fica meio apertado. Uma pena.
4. Cropped top de crochê
                             

Como eu disse lá na introdução, o surgimento de marcas plus size nos permitiu criar um estilo próprio. Meu estilo é algo bem particular e abusado. Barriga de fora, decote… e o verão é a época certa pra abusar em mostrar o corpo! Seria lindo se eu pudesse aproveitar o pós praia com um cropped desses de crochê, lindíssimo. E daí que meus peitos são “caídos”?

5. Vestidos vazados na cintura

Amo vestidos! Fresquinhos, de alcinhas, e se forem estampados, melhor ainda. Tenho visto nas fast fashion um monte de vestidos e macaquinhos “vazados” na cintura, garantindo mais um pouquinho de corpo de fora. São lindos, mas, infelizmente as gordas foram privadas dessa tendência. Com um monte de mulher segura e empoderada sobre o próprio corpo, será que tem marca achando que não colocaremos nossos “pneus” de fora?
E você, tem algo que gostaria muito de usar, mas não acha em loja nenhuma? Me conta!

1 Comment

Write A Comment