Estamos rendidos. Cada vez mais as redes sociais ganham espaço, geram emprego e vem ditando comportamento de adolescentes e novos adultos. Segundo a pesquisa Futuro Digital em Foco Brasil, de 2015, os tempo médio que o brasileiro gasta nas redes sociais por mês é de 650 horas,  60% a mais que o resto do planeta. Tanto tempo se expondo e observando a exposição alheia faz com que seja inevitável não se comparar com o que os outros estão vivendo e fazendo.

Para além disso, a pressão estética (seja sobre pessoas, receitas, projetos ou estilos) de algumas redes vem também massacrando e fazendo com que crianças, adolescentes e adultos escolham seus trajes, passeios e calculem cada passo e estejam dentro do padrão de beleza que as redes pesam. Listei as três que eu acho mais nocivas:

A febre Tumblr

De repente, vi despontar conteúdos em várias plataformas que ensinavam ‘penteados Tumblr’, ‘roupas tumblr’, ‘quarto Tumblr’, e, finalmente, ‘como tirar foto Tumblr’. Em todo o conteúdo que pesquisei para escrever esse post, haviam unanimidades. Todas as ‘fotos Tumblr’ eram compostas por jovens (mesmo! vi pouquíssimas referências de mulheres acima de 25 anos) brancas, com cabelos longos, maquiagem milimetricamente feita para causar a impressão de estarem de cara limpa. Ah, não pode esquecer o mais importante: o filtro nas fotos! Vou destrinchar mais mais sobre esse último tópico quando falar sobre feed organizado, mais pra frente.

É claro que com o aumento de influenciadoras digitais consideradas fora dos padrões de beleza – negras, gordas, cacheadas e crespas -, muitas tentaram também adaptar a tal estética para seu conteúdo. Uma busca rápida por ‘como ser Tumblr cacheada’ e vemos várias meninas se esforçando para, mesmo diferentes, entrarem naquela estética. Quando digitei ‘como ser Tumblr gorda’, vi ainda mais esforço. Como grande parte dessa aparência é também sobre a roupa, para as gordas não tem muito conteúdo, já que o “figurino Tumblr” ainda é bem restrito na moda Plus Size.

Exemplos de “fotos Tumblr” e decorações de ambientes que o Pinterest vive jogando nas nossas caras 

Pinterest

Não me entendam mal. Eu adoro o Pinterest, foi de lá que tirei várias inspirações para o meu casamento – da decoração à tiara de flores que usei no cabelo -, além de ideias para decorar meu micro apartamento e outras coisas do dia, mas temos que entender que reproduzir algo que vemos a partir do combo feito por profissional + fotografia bem tirada e editada é quase impossível e pode sim gerar frustrações.

O exemplo mais popular e atual é o programa Mandou bem! (Nailed it!), da Netflix, onde confeiteiros amadores tentam reproduzir aqueles bolos e sobremesas super bem decorados que vemos no Pinterest, e obviamente o resultado é digno daqueles memes expectativa x realidade, haha.

Feed organizado no Instagram

Conversando com amigas, cheguei à conclusão que o Instagram é a rede que mais afeta a autoimagem da galera com mais de 25 anos – antes dos 25, a onda é ser “garota Tumblr” rs. A busca excessiva do feed organizado numa rede que foi criada apenas para compartilharmos fotos assim que a tiramos- acredito que Insta venha de instantâneo – vem desenvolvendo uma neurose em algo que deveria ser prazeroso.

Feed organizado por cor, fotos cheias de edição, melhor horário para postar… Confesso que faço algumas dessas coisas por exigência de mercado, mas gosto mesmo é da espontaneidade. É difícil alimentar isso, cara! Quero mostrar uma foto minha em um momento de diversão, e não ter que parar a diversão para tirar foto. Jovens adultos já tem muitas neuroses na vida, para que criarmos mais uma?

Redes sociais são ótimas ferramentas, mas precisamos entender que nós as controlamos, e não o contrário. Vale a pena buscar inspirações para algo que queiramos muito fazer, mas não darmos mais importância do que as coisas realmente merecem. Postar uma foto que não combina com seu feed atual (mas que rolou num ótimo momento) não vai estragar sua imagem no Instagram. Ser gorda não te faz sair feia na foto. Tudo bem se você tentou pintar a parede do quarto e acabou borrando um pouco… faz parte!

Por falar nisso, me sigam também nas minhas ‘nada perfeitinhas’ redes sociais

Instagram | Facebook | Pinterest

Write A Comment