Sempre curti revistas. Aprendi a ler com os gibis da Turma da Mônica, depois fui para as adolescentes (Capricho, Atrevida, Todateen, quem nunca?), e, hoje curto muitos títulos diferentes. Trip, Galileu, Superinteressante… Mas preciso dizer, meu guilty pleasure são as “revistas femininas”. Consigo separar o joio do trigo e nem ligo para as tosqueiras do tipo “como enlouquecer seu homem na cama”, mas gosto de ver o que tá rolando nas passarelas, o que é tendência. Gosto também das entrevistas e de algumas seções específicas (leiam a “Eu, leitora”, da Marie Claire), mas tem uma coisa que me incomoda muito em revistas focadas no público feminino: a falta de representatividade. Raramente vemos editoriais de moda inclusivos, com modelos diferenciadas daquilo que estamos tão acostumadas – e cansadas – de ver.

Fiz uma pesquisa árdua e achei 5 capas de revistas que remaram contra a maré e colocaram mulheres bem diferentes das que geralmente estampam as capas das publicações de destaque. Lembrando que não coloquei revistas especializadas no segmento plus size, nem as de novelas, pois a ideia é falar sobre publicações que, ao menos uma vez, ousaram sair do lugar comum.


Vamos à lista?

Ju Romano na capa da Elle
A Ju é a blogueira plus size mais famosa do país e promoveu um break the internet ao aparecer coberta somente por um lençol em um editorial muito bacana sobre autoaceitação. Ju foi uma das capas da edição especial de aniversário  da revista online.

Fluvia Lacerda na Trip
A Fluvia é a Gisele Bundchen do mundo plus size. Como as marcas brasileiras ainda resistem em produzir coleções all sizes, Fluvia representa o Brasil nas passarelas lá fora, mais democráticas. A top falava sobre padrões de beleza impostos, e foi capa da Trip usando uma lingerie maravilhosa! 



Preta Gil na Nova

Pretinha ama causar, nada contra, acho ótimo! O que eu também acho ótimo é ver uma revista como a Nova, conhecida por cultuar dietas para emagrecer e corpos magros, colocar uma mulher gorda e negra como estrela da capa de uma de suas edições. Deve ter sido um mês difícil para os inimigos.


Gaby Amarantos na capa da TPM

Confesso que não entendi muito quando Gaby entrou no Medida Certa, do Fantástico. Ela chegou ao estrelato do jeitinho que era, e valorizando o que realmente importa numa cantora: o talento e o carisma. Nessa capa, antes do medida certa, a cantora posou e participou de uma matéria que falava sobre a importância da valorização de todos os tipos de corpos.


Amanda Bingson na capa da ESPN Body Issue

Eu não queria nenhuma listar nenhuma revista gringa nessa postagem, mas… Quão representativo é ter uma atleta gorda na capa de uma revista de esportes? Total derruba o mito de que gordos não se exercitam, ou são preguiçosos. Aos 96kg, Amanda é especialista em lançamento de martelo e uma das grandes apostas dos Estados Unidos para os Jogos Olímpicos de 2016.



Gostaram das capas? Vocês lembram de mais algumas em que se sentiram representadas? Contem pra mim lá na página do blog no Facebook!

Write A Comment